Secretário de Fazenda participa de reunião no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio

Crédito da foto: Divulgação CRC-RJ

O secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho, participou nesta quinta-feira (28/03) de reunião no Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), no Centro. Durante o encontro, o secretário anunciou a extinção da taxa para retificação da Escrituração Fiscal Digital (EFD) e o fim da exigência de entrega da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA-ICMS) a partir de maio. A resolução sobre a extinção da taxa, que era paga pelos estabelecimentos toda vez em que era necessária uma correção, foi publicada nesta quinta no Diário Oficial. O fim da GIA reduz a burocracia, já que os dados que eram apresentados nela serão extraídos da EFD. Deixarão de ser apresentadas cerca de 750 mil GIAs por ano.

Estavam presentes no evento o presidente do CRC-RJ, Waldir Ladeira; o vice-presidente do Conselho, Samir Nehme; o presidente do Sescon, Renato Mansur; Subsecretário de Receita, Adilson Zegur; Subsecretária de Contabilidade Geral do Estado, Stephanie Guimarães; Superintendente de Fiscalização, Thompson Lemos; Superintendente de Automatização da Fiscalização e do Atendimento da Sefaz-RJ, Fábio Verbicário, entre outros integrantes da Sefaz e do CRC-RJ.

O secretário de Fazenda agradeceu ao presidente do CRC-RJ e a toda a sua equipe da Sefaz-RJ. “Esse evento é o coroamento de uma solicitação feita pelo CRC e uma certeza de que a aproximação com a classe dos contabilistas é fundamental para que a gente possa desenvolver nossas políticas públicas. Venho aqui dividir uma responsabilidade. Não vamos conseguir fazer o que queremos sem o exercício da atividade de contabilidade. É muito difícil fazer negócios no Estado do Rio de Janeiro e essa é uma realidade que pretendemos mudar”, afirmou. 

Ainda segundo o secretário, uma crise fiscal não se resolve sem crescimento da receita, que só aumenta com o crescimento da atividade econômica. “Precisamos voltar a fazer o Estado do Rio de Janeiro crescer. Para que o ambiente de negócios seja mais amigável, é fundamental que o Fisco seja mais preventivo. Temos que buscar a conformidade, o cumprimento voluntário das obrigações, e é fundamental que os contadores participem do processo. Queremos mudar a relação fisco x contribuinte, passando de uma relação conflitiva para colaborativa”.
 
O presidente do CRC-RJ, Waldir Ladeira, destacou a importância desse momento histórico de receber o secretário de Fazenda e o agradeceu por ouvir as demandas dos contribuintes e dos contadores. “Obrigado pela receptividade com os profissionais de contabilidade. Isso nos motiva muito a acreditar nesse governo, a sair da crise e saber que podemos ajudar. O contador é fundamental para a economia do Estado”. 

O superintendente de Automatização da Fiscalização e do Atendimento da Sefaz-RJ, Fábio Verbicário, fez uma apresentação para o público presente: “Dificilmente cumprimos todos os trabalhos, tanto dos contadores quanto dos auditores, sem passar pela tecnologia. As entregas que estão sendo feitas, como a extinção da taxa EFD, passou por tecnologia, já que tudo é totalmente realizado online. Com a automatização, além do ganho de tempo e resposta para o contribuinte, há uma uniformidade. Isso faz com que o Estado inteiro funcione da mesma forma e é importante também para o ambiente de negócios”.

Fonte: SEFAZ-RJ, 28/03/2019.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Enviar
1
Olá! Podemos ajudar com Secretário de Fazenda participa de reunião no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio?